44 99852.1357
CRM 29500 | RQE 26252

Exames

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame similar à endoscopia, que serve para observar o intestino grosso. Em condições normais o exame pode demorar entre 15 a 60 minutos. A duração poderá ser superior de acordo com outros procedimentos a executar.

Um intestino limpo é fundamental para a eficiência do exame seguro, por isso é necessário realizar uma dieta alimentar alguns dias antes do exame, visando preparação intestinal. Para maior conforto do paciente, recomenda-se utilizar sedação, principalmente se houver pouca tolerância a dor. É usado gel anestésico e lubrificante para garantir a segurança do procedimento. O colonoscópio passa através do ânus para o reto e segue ao longo do cólon. Chegando ao final do cólon, o aparelho é removido lentamente para uma observação mais cuidadosa.

A colonoscopia é indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal. Além disso, ela é capaz de diagnosticar tumores colorretais e pode impedir que a doença cause danos mais sérios se realizado precocemente. É recomendado que pessoas a partir dos 45 anos de idade façam o exame de colonoscopia para o rastreio do câncer do cólon, desde que não haja histórico familiar.

Retossigmoidoscopia flexível

Retossigmoidoscopia é um exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso. Apesar de ser um exame parecido com a colonoscopia, a retossigmoidoscopia se diferencia por visualizar somente o reto e o cólon sigmóide, correspondendo, em média, aos últimos 30 cm do intestino.

O exame é capaz de detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores. Para sua realização não há necessidade de lavagem intestinal completa e nem de sedação. Apesar de um pouco desconfortável, não causa dor. É introduzido um aparelho através do ânus, chamado retossigmoidoscópio, com diâmetro de cerca de 1 centímetro. Por ser flexível, é um aparelho mais moderno, ajustável, que também contém uma câmera e uma fonte de luz, capaz de realizar fotografias do trajeto, além das biópsias.

Manometria Anorretal

A Manometria Anorretal é um exame muito indicado para casos de constipação ou incontinência fecal, porque avalia se os músculos do esfíncter relaxam ou não e se a área retal está regulando corretamente a passagem de gases e fezes.

O paciente fica acordado durante o exame porque precisa realizar movimentos para que o reflexo do reto seja avaliado. É inserida no paciente uma sonda que contém um balão em uma extremidade e um aparelho de medida em outra. Ao realizar movimentos como esforço para evacuar, relaxar e prender os músculos é possível monitorar a reação dos esfíncteres anais. É um procedimento indolor (com anestésico local), com duração média de 20 minutos, não necessitando de sedação.